
MPT em São Paulo prestigia posse de novos desembargadores do TRT2 e reforça atuação humanizada
Representante do MPT ressalta necessidade de manter o ser humano no centro das decisões diante das transformações no mundo do trabalho
São Paulo, 24/06/2026 - O procurador do Trabalho Marcos Gomes Cutrim representou o Ministério Público do Trabalho em São Paulo na cerimônia de posse do desembargador Rui César Públio Borges Corrêa e da desembargadora Carla Maria Hespanhol Lima, ocorrida na terça-feira (23/6) no Salão Nobre do Ed. Sede do TRT da 2ª Região.
Presidida pelo dirigente do TRT2, Valdir Florindo, o evento marcou a entrega aos empossados da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do TRT-2, no grau Grã-Cruz. “Que a sensibilidade e a humanidade que sempre os acompanharam continuem sendo a bússola de suas decisões. Sejam muito bem-vindos”, afirmou o presidente.
Ao cumprimentar os empossados, o representante do MPT lembrou que o mundo do trabalho está sendo reescrito pela inteligência artificial e que o Judiciário trabalhista passa a atuar em um contexto de profundas transformações: “Hoje, algoritmos contratam, monitoram, avaliam e, por vezes, dispensam trabalhadores”, destacou, ao mencionar os novos riscos que emergem nesse cenário. “O que protege o trabalhador nesta era de algoritmos não é a tecnologia, mas o compromisso humano com os direitos sociais”, afirmou Marcos Cutrim. O procurador apontou alguns desafios como as dispensas em massa, a tecnovigilância, a discriminação algorítmica, a proteção de dados pessoais, os impactos na saúde mental e a necessidade de requalificação profissional.
O discurso também evidenciou o papel complementar das instituições. “Cabe ao Ministério Público levar os casos ao Judiciário, e cabe ao Judiciário dar a palavra final”, declarou.
Ainda segundo o representante do MPT, a atuação da Justiça do Trabalho permanece insubstituível: “Nenhuma máquina faz o que se faz nesta Corte. A inteligência artificial calcula, mas não tem consciência, história ou compromisso com os direitos sociais”.
Ao encerrar a sessão, o desembargador presidente do TRT-2 afirmou que a chegada dos profissionais renova a magistratura e reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a sociedade
Entre os presentes na solenidade, esteve o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos, e o presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo, Otávio Pinto e Silva. A cerimônia contou com apresentação do Coro da Polícia Militar do Estado de São Paulo.





























