• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • MPT apresenta o projeto “Segurança e Saúde nas Escolas” na FISP 2022

MPT apresenta o projeto “Segurança e Saúde nas Escolas” na FISP 2022

A maior feira sobre saúde e segurança da América Latina contará com estande do MPT, onde será apresentado o projeto cujo objetivo é disseminar a cultura da prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho desde a infância e estimular a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) escolares.

São Paulo/SP, 14/10/2022 – Entre os dias 18 e 20 de outubro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) participa da FISP - Feira Internacional de Segurança e Proteção, realizada na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na cidade de São Paulo. A 22ª edição do evento reunirá cerca de 700 expositores que apresentarão o que existe de mais moderno na área de segurança e proteção ao trabalhador e à trabalhadora.

Na feira, o MPT irá expor o projeto “Segurança e Saúde nas Escolas”, que visa disseminar a cultura da prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho desde os bancos escolares e estimula a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas escolas, além de divulgar a Campanha Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. Ao visitar o estande do MPT, os participantes terão acesso a jogos educativos e revistas em quadrinhos sobre o tema, e poderão conhecer materiais didáticos desenvolvidos para a execução do projeto, como a cartilha MPT em Quadrinhos, caderno de atividades, boletim pedagógico e atividades interativas, além de animações em vídeo, cartazes e brindes.

“A FISP é uma feira voltada para os profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho e uma das diretrizes do nosso projeto é angariar o apoio desses profissionais para adotarem escolas e levarem a cultura da prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho para os estudantes desde a infância, seja por meio de palestras, treinamentos e apoio na implementação das CIPAs Escolares”, explica a procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann, coordenadora do projeto e coordenadora adjunta da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho - CODEMAT.

Simpósio Ambientes Seguros e Palestras Gratuitas no Estande da ABNT/CB-032

Durante a feira, acontece o Simpósio Ambientes Seguros, que aborda os mais relevantes temas do momento nas áreas de Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e dezenas de palestras e cursos nos auditórios locais. O MPT estará representado pela procuradora do Trabalho Cirlene Zimmermann em duas ocasiões:

Dia 19, às 16h, no auditório da ABNT/CB-032, localizado no estande n. 401, com a palestra “Segurança e Saúde nas Escolas: nova cultura em prevenção de acidentes”.
Dia 20, às 10h45, no auditório do Simpósio (Pavilhão 5), com a palestra “Estratégias para estimular a cultura prevencionista do brasileiro: da escola ao chão de fábrica”.

O Projeto

Iniciado em 2018, o projeto está ancorado na Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho, que prevê que os Estados partes deverão adotar medidas para promover “a inclusão das questões de segurança, higiene e meio ambiente de trabalho em todos os níveis de ensino e de treinamento”; na Lei 12.645/2012, que estabeleceu o dia 10 de outubro como Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas e prevê o desenvolvimento de ações sobre o tema, como palestras, visitas em empresas, concursos culturais e eleição da CIPA Escolar; e na Lei 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensinos públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

O objetivo do projeto é subsidiar e encorajar a adesão das Secretarias de Educação de todo o país a incluir o tema Segurança e Saúde no Trabalho e nas Escolas nos projetos pedagógicos desde as séries iniciais, promover a capacitação dos profissionais da educação sobre o tema, estimular a instalação e o treinamento das CIPAs Escolares, promovendo segurança e saúde nos estabelecimentos escolares, e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças em todos os ambientes.

Para a implantação do projeto em escolas públicas e particulares, o MPT produz material didático e realiza campanhas de incentivo à criação das CIPAs Escolares e concursos culturais sobre o tema Segurança e Saúde nas Escolas. Segundo a procuradora do Trabalho Cirlene Zimmermann, “essas ações são um estímulo à participação efetiva dos estudantes, com possibilidade real de se anteciparem no conhecimento do tema e se prepararem de forma completa para o mundo do trabalho decente, seguro e saudável, onde ingressarão com domínio básico de conceitos e práticas relativos à prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho por vezes desconhecidos para trabalhadores experientes”.

Em 2021, foram implementadas 68 CIPAs Escolares abrangendo 9 municípios do Estado do Rio de Janeiro, 28.500 alunos(as), 3.500 trabalhadores(as) e 460 cipeiros(as) engajados(as).

Em 2022, o MPT no Rio de Janeiro e no Espírito Santo incluíram o grupo “Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho” na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola, oportunidade em que estudantes do 8º e 9º anos de 20 municípios fluminenses e 11 capixabas puderam elaborar contos, poesias, músicas e desenhos sobre o tema.

Serviço: Feira Internacional de Segurança e Proteção

Data: 18 a 20 de Outubro de 2022
Horário: 13h às 21h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP, 04329-100
Site: https://fispvirtual.com.br/16/
ESTANDE DO MPT: Rua 300 – estande 307D

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • Portal de Direitos Coletivos