• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • Destinações de bens e recursos
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • MPT no “Dia D” em São Paulo
  • Telefones do MPT-SP 1
  • clique e saiba como solicitar 1
  • balcaovirtual
  • O MPT não faz contato com pessoas físicas ou jurídicas solicitando quaisquer pagamentos em seu favor ou de seus membros

MPT no “Dia D” em São Paulo

Procuradora Valdirene de Assis ressaltou no evento a necessidade de respeitar direito ao trabalho das pessoas com deficiência

Com a participação de centenas de trabalhadores, o Dia D - “Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS”, foi realizado nesta sexta-feira (29/09) no bairro Liberdade, capital paulista. O Ministério Público do Trabalho em São Paulo esteve no evento colhendo denúncias trabalhistas, representado pela procuradora do Trabalho Valdinere de Assis, que também é coordenadora nacional da Coordiguladde (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação do Trabalho).

Valdirene de Assis e José Carlos do Carmo, coordenador estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal (SRTE/SP)
Valdirene de Assis e José Carlos do Carmo, coordenador estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal (SRTE/SP)
MPT colhe denúncias no dia D
MPT colhe denúncias no dia D
 

Valdirene também representou o MPT-SP na abertura do evento, em parceria com Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS, Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SERT), Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SMTE) e a Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, além de outras instituições. Ela destacou o papel importante do órgão em meio à falta de disposição das empresas em contratar trabalhadores com deficiência.

DSC 0091
DSC 0091

“Nós, procuradores, quando vamos investigar sobre porquê as cotas não estão sendo fechadas, nos deparamos com a justificativa das empresas que não conseguem encontrar estes trabalhadores, enquanto trabalhadores com deficiência reclamam da dificuldade em não conseguir emprego. Eventos como este trazem a percepção desta realidade”, alegou Valdirene.

Ela também ressaltou a importância de serem feitas denúncias ao MPT. “O Ministério Público (do Trabalho) está aqui acompanhando a ação, mas para ir além desta ação, fazemos a fiscalização do respeito a estas cotas. Portanto, vocês trabalhadores, denunciem e informem as dificuldades que venham a enfrentar na busca da contratação e ao longo do contrato de trabalho”, completou a procuradora.

No evento, 48 empresas se disponibilizaram para conceder 1.200 vagas de emprego às pessoas com deficiência. MPT-SP prontificou-se a receber denúncias dos participantes durante a conferência e, ao final, recebeu uma lista com os nomes das empresas que realizaram contratações para acompanhar o cumprimento destes contratos.

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • Portal de Direitos Coletivos