MPT apura possível assédio eleitoral em empresa de logística de São Paulo

Procedimento apura denúncia de campanha eleitoral ostensiva no ambiente de trabalho; empresa recebeu recomendação para garantir a liberdade política de trabalhadores.

São Paulo, 25 de setembro de 2026 – O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou procedimento para apurar denúncia de possível assédio eleitoral envolvendo a empresa GONCARGAS EXPRESS LOGÍSTICA LTDA EPP, na capital paulista.

A investigação teve origem em relato de trabalhador sobre a realização de campanha eleitoral ostensiva nas dependências da empresa. Segundo a denúncia, haveria referências a candidato político no ambiente laboral, exposição de faixas, uso de camisetas com slogan de campanha e pintura com dizeres eleitorais nas instalações da empresa. Diante dos fatos, o MPT converteu a notícia de fato em Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para aprofundar a apuração.

Além da instauração do procedimento, o MPT expediu a Recomendação nº 522219.2026, orientando a empresa a garantir a liberdade de orientação política dos trabalhadores, abster-se de práticas que possam constranger ou influenciar eleitores e impedir a realização de propaganda eleitoral no ambiente de trabalho e em canais institucionais de comunicação.A recomendação foi expedida nesta quinta-feira (24), razão pela qual a empresa pode ainda não ter sido formalmente cientificada de seu conteúdo.

O órgão também determinou que a empresa apresente informações sobre seu quadro de pessoal e as escalas previstas para os dias de votação. As informações serão encaminhadas ainda à Promotoria Eleitoral e à Procuradoria Regional Eleitoral, em razão de possível repercussão dos fatos na esfera eleitoral.O procedimento segue em fase de investigação e não há, até o momento, conclusão definitiva sobre a ocorrência das irregularidades apontadas na denúncia.

Imprimir