Vice-procuradora-chefe do MPT-SP recebe o prêmio Ritsuko Tomioka

AATSP faz homenagem a mulheres pioneiras e ativistas da advocacia e do judiciário e concede prêmio à Dra. Vera Lucia Carlos

No dia 28 de junho, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), Vera Lucia Carlos, foi uma das homenageadas pela AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, com o prêmio Ritsuko Tomioka 2023. A premiação é uma homenagem às profissionais da Advocacia e da Justiça Trabalhista que mais se destacaram em suas atividades ao longo do ano.

O evento foi prestigiado por magistrados, desembargadores, advogados amigos e familiares das homenageadas. O procurado-chefe do MPT em São Paulo, João Eduardo de Amorim, elogiou a iniciativa da AATSP e parabenizou as homenageadas, na pessoa de sua vice, Vera Lucia Carlos.

Ao receber a premiação das mãos do presidente da AATSP, Afonso Paciléo, a vice-procuradora-chefe do MPT em Sâo Paulo lembrou do tempo em que exerceu a atividade de advogada trabalhista e falou da alegria em receber o prêmio tão significativo em sua trajetória profissional  no campo  da justiça social  laboral.” Quero agradecer a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo na pessoa do seu presidente, Dr. Afonso Paciléo, pela homenagem, e dizer o quanto me sinto honrada em estar aqui nesta casa, que tive a honra de frequentar por mais de dezesseis anos como advogada trabalhista, e ao lado de magistrados e magistradas e dos advogados e advogadas a quem tanto admiro e respeito nesta noite de homenagens e entrega do prêmio "Ritsuko Tomioka", disse a procuradora.

“Sabemos que este prêmio é também uma justa homenagem a advogada Ritsuko Tomioka, que teve uma trajetória brilhante na advocacia trabalhista atuando por mais de 50 anos na Justiça do trabalho, defensora dos direitos dos trabalhadores, sempre ativa em todas as causas que defendeu. Uma profissional de tamanha grandeza que serve de inspiração para todos nós, que atuamos na Justiça do trabalho. Posso afirmar também que este Prêmio renova minhas energias para continuar lutando – junto com a comunidade trabalhista, pela defesa dos interesses sociais, e pela preservação das conquistas sociais que já conseguimos alcançar nas últimas décadas”, finalizou Vera Lucia Carlos.

Entre as mulheres homenageadas que receberam o prêmio Ritsuko Tomioka - 2023, além de Vera Lucia Carlos, estavam Ana Paula Pellegrina Lockmann, Bernadete Laú Kurtz, Carmen Dora de Freitas Ferreira, Cássia Marize Hatem Guimarães, Dione Almeida Santos, Inês da Ressureição Saraiva, Isabela Castro de Castro, Desembargadora Ivani Contini Bramante, Maria Elizabeth Mostardo Nunes, Monica Cavalcante, Tânia Mariza Mitidiero Guelman, Sarah Hakim e Zilma Aparecida da Silva Ribeiro. Cada uma das premiadas recebeu também uma placa comemorativa.  

O Prêmio
A AATSP instituiu o Prêmio Dra Ritsuko Tomioka em memória da advogada pioneira na área trabalhista. Formada pela USP – turma de 1962 – falecida em maio do ano passado (2012). Ela foi a primeira advogada de descendência oriental a atuar nesta área e em 2010 foi agraciada com o Prêmio Maria Immaculada Xavier da Silveira, entregue pela OAB SP.

Tomioka foi uma das figuras mais importantes na Fundação da Escola Superior de Advocacia (ESA) e uma das professoras homenageadas em 2011, por conta do reconhecimento ao grau de excelência dos cursos mantidos pela instituição.

Dra. Vera Lucia Carlos ladeada pelo Dr. Afonso Paciléo, presidente da AATSP, e pela Dra. Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, 2ª Secretária da AATSP
Dra. Vera Lucia Carlos ladeada pelo Dr. Afonso Paciléo, presidente da AATSP, e pela Dra. Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, 2ª Secretária da AATSP

 

O procurador-chefe do MPT em SP, João Eduardo de AMorim, parabeniza as homenageadas da noite.
O procurador-chefe do MPT em SP, João Eduardo de AMorim, parabeniza as homenageadas da noite.

As homenageadas
As homenageadas

Imprimir