Jovens em vulnerabilidade social recebem capacitação profissional em Santo André

Os cursos são resultado da parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura do munícipio
São Bernardo do Campo, 24 de setembro de 2019 - No dia 17 de setembro, ocorreu no SENAC Santo André a formatura de jovens em situação de vulnerabilidade social, incluindo os que cumprem medidas socioeducativas. No evento, foram entregues os certificados dos cursos para capacitação e integração no mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria do projeto Mundo do Trabalho da Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Santo André com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A formatura é a última de uma série que foram realizadas nos municípios de Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema. 

Os adolescentes tiveram oito oficinas que trataram da qualificação profissional, empreendedorismo, marketing pessoal, dicas para entrevista de emprego e desenvolvimento humano e pessoal ministradas pelo SENAC Santo André. Ao todo, foram beneficiados, 59 jovens entre 14 e 21 anos vindos do Serviço de Proteção Social do Município de Santo André. O acompanhamento dos alunos foi realizado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Santo André.

Jovens recebem oito diplomas por cada oficina realizada.
Jovens recebem oito diplomas por cada oficina realizada.

 

O projeto surgiu de um procedimento do Ministério Público do Trabalho que tem como objetivo o cumprimento da cota legal de aprendizagem. Também foram escolhidos os projetos Jovem Aprendiz da Fundação Florestan Fernandes em parceria com o município de Diadema, Pró -Acesso da Fundação Criança em parceria com o município de São Bernardo do Campo e Pró - Futuro da entidade Nova Era Novos Tempos em parceria com o município de Mauá. As iniciativas contaram com o apoio financeiro proveniente de multas por descumprimento de termo de ajuste de conduta (TAC), de dano moral coletivo e descumprimento de acordos judiciais. Os projetos proporcionaram a capacitação dos jovens em vulnerabilidade social, visando a inserção deles nas empresas do ABC Paulista.

A iniciativa é apresentada para as empresas em audiências públicas, nas quais é disponibilizado os currículos dos jovens que participaram das oficinas. O material também está disponível nas Secretarias de Trabalho e nos fóruns de primeiro emprego. Além disso, as audiências servem para explicar todo o processo de contratação dos aprendizes e conscientizar para a importância dele, como explica a procuradora do Trabalho Sofia Vilela Moraes e Silva. A próxima audiência ocorrerá no dia 02 de outubro, no Teatro Municipal de Mauá.

Texto: Bárbara Moraes
Supervisão: Ana Spinelli

Imprimir