Procuradores do MPT prestigiam posse de desembargadora que assume vaga destinada a membro do órgão

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, João Eduardo de Amorim, participou da cerimônia de posse da desembargadora Catarina von Zuben em vaga do Quinto Constitucional destinada a membro do Ministério Público do Trabalho.

São Paulo, 7 de abril de 2022 - A solenidade foi realizada na tarde de quarta-feira (6), nas dependências do auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, em São Paulo, e contou com a presença das procuradoras e procuradores do MPT em São Paulo Ana Elisa Alves Brito Segatti, Lorena Brandão Landim Camarotti, Marisa Regina Murad Legaspe, Tatiana Leal Bivar Simonetti, Roberto Marcondes e o procurador-chefe em exercício do MPT Campinas, Eduardo Luís Amgarten, além amigos, familiares, desembargadores e representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, dentre outras.  

Em seu discurso, a magistrada considerou a nova posição como uma grande conquista e agradeceu, em discurso, a todos que participaram da sua jornada.” Sou muita grata ao Ministério Público do Trabalho. Conheci o Brasil de uma maneira da qual eu não teria a oportunidade de conhecer se não fosse por essa instituição, e pude constatar um país que muito carece de direitos sociais. Agradeço também ao TRT da 2ª Região, que me deu a honra de encabeçar a lista tríplice. Me senti acolhida antes mesmo da nomeação”, disse a desembargadora.  

João Eduardo de Amorim lembrou de casos em que trabalharam juntos e elogiou seu comprometimento com as causas sociais. “Catarina sempre foi uma pessoa muito especial, uma colega excelente, e uma profissional extremamente comprometida com a defesa dos direitos sociais e que muito fará pelo TRT da segunda região. Posso afirmar com segurança que, um dia, quando for contada a história do Ministério Público do Trabalho, no que diz a respeito ao combate ao tráfico de pessoas, ao combate ao trabalho escravo, existe um antes e depois de Catarina von Zuben. Muito sucesso e muitas felicidades, os amigos do MPT estarão sempre seu lado”, afirmou o procurador-chefe do MPT em São Paulo.

Em um discurso emocionado, o procurador-chefe em exercício do MPT Campinas, Eduardo Luís Amgarten, agradeceu a ex-colega de Ministério Público pela contribuição dada à Regional, desejando votos de sucesso na nova carreira. “Eu poderia citar cargos, honrarias e títulos, mas o essencial, como diz o poeta, é aquilo que é invisível aos olhos. Catarina é uma pessoa íntegra, honesta e pura de coração. Ela vem lutando há anos para voltar à carreira da magistratura e hoje está recebendo a retribuição merecida. Não podemos compará-la a um rubi, ou a um diamante, mas a uma pérola, pois esta nasce do sofrimento. Por isso, talvez, seja a joia mais valiosa. Catarina é uma vencedora. Me orgulho dessa desembargadora que, com certeza, brilhará neste Tribunal”, afirmou.

Finalizando a cerimônia, a vice-presidente administrativa do TRT-2, Tânia Bizarro Quirino de Morais, renovou os votos de boas-vindas à desembargadora e, direcionando sua fala à Catarina, chamou atenção para a relevância do poder judiciário trabalhista no atual contexto político e social. “Vossa Excelência encontrará aqui muito trabalho, afinal, este é o maior Tribunal trabalhista do país. Mas encontrará, certamente, oportunidades intensas de crescimento intelectual e pessoal. Sabemos que o trabalho é árduo. Temos a tarefa de manter o poder judiciário trabalhista em pé, em um momento em que tantos insistem em colocá-lo de joelhos. Contamos com a sua colaboração para continuar entregando justiça social”, concluiu.

 

João Eduardo de Amorim discursa na posse da magistrada
João Eduardo de Amorim discursa na posse da magistrada

Catarina entre as procuradoras do Trabalho Tatiana e Lorena, e João Eduardo, procurador-chefe do MPT-SP
Catarina entre as procuradoras do Trabalho Tatiana e Lorena, e João Eduardo, procurador-chefe do MPT-SP

A procuradora Marisa Legaspe também prestigiou a celebração, ao lado de João Eduardo de Amorim
A procuradora Marisa Legaspe também prestigiou a celebração, ao lado de João Eduardo de Amorim

 

Imprimir