Exposição Um Presente para São Paulo

MPT em São Paulo promove Campanha GiftBox pelo enfrentamento ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo

Em 8 de dezembro o Ministério Público do Trabalho em São Paulo abriu, junto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a exposição GiftBox pelo fim do Tráfico Humano, durante o Festival de Direitos Humanos organizado pela prefeitura de São Paulo. A exposição itinerante e interativa ficará instalada no Viaduto do Chá por uma semana, depois segue para o Parque do Ibirapuera, onde também ficará por uma semana.

Trata-se de uma caixa de presente gigante que simboliza a forma como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando o processo de aliciamento. Ao entrarem na caixa, as pessoas, atraídas pelas mensagens no exterior dela, encontram o relato de alguém que foi traficado e colocado em situação de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, além de outras situações como adoção ilegal de crianças, tráfico de órgãos, etc.

Giftbox no Viaduto do Chá
Giftbox no Viaduto do Chá

A exposição é parte do Movimento Internacional GIFTBox, e visa a estimular o debate sobre o tráfico de Pessoas e o trabalho escravo no cotidiano da sociedade, através da sensibilização e da conscientização da população, com o fim de aumentar a prevenção e o conhecimento sobre o problema.

Multa por TAC não cumprido viabilizou projeto

A exibição desta exposição foi viabilizada por intermédio do Ministério Público do Trabalho, que reverteu parte do pagamento de multas cobradas da empresa MIMF Indústria, especializada em materiais ferroviários, por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta assumido perante o MPT.

Pelo TAC acordado, a empresa deveria regularizar as condições do meio ambiente de trabalho, com fornecimento de equipamento de segurança individual e proteção de maquinários para garantir a segurança e saúde de seus trabalhadores e evitar os acidentes que vinham ocorrendo. Porém, após verificação dos peritos em segurança do trabalho do MPT, foi constatado que a empresa não havia cumprido todas as exigências do MPT, que executou a multa prevista.

Parte do valor equivalente à multa foi destinada ao custeio da exposição, outra parte para compra de equipamentos que serão doados pela empresa à Fundação Lucy Montoro e ao Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural, Ong responsável pela restauração da estrada de ferro Perus-Pirapora.

Movimento GIFT Box - criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, em cooperação com a United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking (UN.GIFT), com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas mundiais para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo. A ideia é replicar o modelo em vários eventos e datas comemorativas pelo mundo todo. A iniciativa consiste em uma campanha de rua que utiliza grandes ‘caixas de presentes’ que são colocadas em lugares públicos; cada uma delas é uma peça de arte que simboliza como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando o processo de aliciamento. A parte externa da caixa mostra uma embalagem de presente que oferece uma nova forma de vida com frases como: “veja o mundo e ganhe um bom dinheiro”, o que ajuda a instigar a curiosidade do público. Uma vez dentro da caixa as pessoas descobrem que na realidade não se trata de uma proposta de trabalho senão que encontrarão o relato de alguma pessoa que foi traficada e colocada em situação de exploração: sexual, laboral, servidão doméstica, além de outras modalidades como adoção ilegal de crianças, tráfico de órgãos, etc.

Todos os casos são histórias reais e foram fornecidos por organizações que trabalham com o tema. Os nomes foram modificados e as fotografias usadas são de modelos para proteger a identidade das pessoas em situação de tráfico.

Imprimir