Reconecta começa hoje com mais de 3 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência

Evento está acontecendo nas modalidades virtual e presencial nos dias 20 e 21 de setembro

Brasília (DF) – O Reconecta, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), está ofertando 3.183 vagas de emprego para pessoas com deficiência em todo o país – cadastradas por empregadores.  O evento acontece hoje (20.9) e quarta-feira (21.9), na modalidade híbrida, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de debater a temática. Uma das principais ações desenvolvidas pelo evento é a divulgação, por empresas, de oportunidades de emprego, facilitando, assim, o acesso das pessoas às vagas e seu preenchimento. Para ver a programação completa e acessar as vagas, acesse:(https://reconecta.mpt.mp.br).

O Reconecta deste ano é a segunda edição do evento nacional e contará com palestras, conferências e debates e eventos presenciais e remotos. Ao todo, 12 Procuradorias Regionais do Trabalho do MPT participam desta edição. A programação, dividida em “atividades nacionais” e “atividades regionais”, será transmitida em salas simultâneas no portal do evento e contará com a participação de procuradoras e procuradoras do Trabalho, auditores e auditoras fiscais do Trabalho, especialistas e representantes de outras instituições públicas e privadas. Entre os temas abordados estão acessibilidade, cota legal, adaptação razoável, discriminação, entre outros. Toda a programação conta com recursos de acessibilidade, como libras, legendas e audiodescrição.

Mais de 17 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O Reconecta é um serviço prestado pelo MPT à sociedade brasileira para difundir informação sobre os direitos das pessoas com deficiência, principalmente relacionados à profissionalização e ao trabalho, bem como oferecer uma feira de empregabilidade, aproximando empregados e empregadores”, reforça a coordenadora nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Adriane Reis.

Projeto Reconecta – Com o objetivo de efetivar a Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, o MPT no Espírito Santo (MPT-ES) lançou em 2018 o Projeto Reconecta no estado. A iniciativa promoveu ambiente de intensa imersão ao mundo das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e contribuiu na ampliação do debate sobre inclusão e acessibilidade. O sucesso tanto dessa edição quanto da edição realizada em 2019 fez com que o Reconecta se tornasse uma iniciativa nacional em 2020.

Imprimir