Seminário em São Paulo vai debater questões de gênero e raça

Encontro acontece nos dias 22 e 23 de outubro e conta com a participação do MPT Coordigualdade. Objetivo é discutir a proposição de ações de superação de práticas sexistas, racistas e violadoras de direitos humanos. Inscrições até 9 de outubro

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo (SP), o Seminário “Gênero e Raça – Turma VI”. O encontro pretende reforçar a compreensão e a utilização de conceitos básicos na temática de igualdade de gênero e raça/etnia e dos principais instrumentos normativos sobre o assunto no plano internacional, nacional e institucional. Além disso, vai trabalhar a percepção dos participantes diante das práticas sexistas, racistas e violadoras de direitos humanos, bem como na proposição de ações de superação.

Entre os temas debatidos estão: conceitos de patriarcado, sexo, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, transgênero, raça/etnia, Plataforma de Beijing, Declaração de Durban, Estatuto da Igualdade Racial, Racismo institucional, Sexismo institucional, desigualdades de gênero e de raça e segregação horizontal e vertical.

As discussões realizadas ao longo dos dois dias serão conduzidas pela procuradora regional do Trabalho Denise Neves Abade; pela doutora em Psicologia Elisabete Aparecida Pinto; pelas procuradoras do Trabalho Elisiane Santos e Valdirene de Assis (Coordigualdade); pela presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP e presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Maria Sylvia Aparecida de Oliveira; e pela mestra em Gênero e Relações Internacionais e especialista em Diversidade LGBTI da Campanha Livres e Iguais/ONU, Lua da Mota Stabile.

Confira a programação:

Atividade: Seminário “Gênero e Raça" 
Datas:
22 e 23 de outubro
Inscrição:
até 12h do dia 9 outubro

Dia 22 de outubro de 2019

13h às 13h30: Credenciamento e abertura

13h30 às 15h30: Conceitos de patriarcado, sexo, gênero, orientação sexual, identidade de
gênero, transgênero, colonialismo/colonialidade, racismo, raça/etnia,interseccionalidade, do ponto de vista das ciências sociais.
•Elisabete Aparecida Pinto. Professora da UFBA
•Lua da Mota Stabile Especialista em Diversidade LGBTI da Campanha Livres e Iguais/ONU

15h30 às 15h40: Intervalo

15h40 às 17h40: Convenção sobre todas as formas de discriminação da mulher e Resoluções n. 33 e 35 da CEDAW, Plataforma de Beijing, Declaração de Durban, Estatuto da Igualdade Racial, Lei Maria da Penha, Recomendações do CNMP, normativas editadas pelos ramos do MPU.
•Denise Neves Abade. Procuradora Regional da República

18h: Fim do primeiro dia

Dia 23 de outubro de 2019

08h30 às 10h10: Racismo institucional Sexismo institucional e Preconceito, discriminação e estereótipos
•Maria Sylvia Aparecida de Oliveira . Presidente da Comissão de Igualdade Racial/ OABSP, Presidente do Geledés - Instituto da Mulher Negra.

10h30 às 10h40: Intervalo

10h40 às 12h40: Desigualdades de gênero e de raça/etnia no MPU, Segregação horizontal e vertical (teto de vidro) e Ações afirmativas.
•Valdirene Silva de Assis. Coordenadora da Coordigualdade/MPTSP
•Elisiane dos Santos. Membra do Comitê Gestor da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade/MPT

12h40: Encerramento

A participação é gratuita, aberta ao público, e dará direito a certificado. As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 9 outubro. Inscreva-se https://escola.mpu.mp.br/integra/login

(confira o passo a passo para se cadastrar e se inscrever: http://escola.mpu.mp.br/a-escola/comunicacao/noticias/seminario-em-sao-paulo-vai-debater-questoes-de-genero-e-raca/passo-a-passo-inscricao-seminario-genero-e-raca-2013-turma-vi-1.pdf

Mais informações podem ser obtidas no edital. http://escola.mpu.mp.br/selecao/exibirEdital/idEdital/19459

Imprimir