Seminário debate inclusão no trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) irão realizar no dia 6 de dezembro, no Memorial da Inclusão, o seminário "Diversidade e Inclusão no Trabalho". Com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo, o evento é aberto a toda a comunidade jurídica, empresas, trabalhadores, estudantes, pessoas com e sem deficiência, famílias, organizações governamentais e não governamentais.

.
.

Segundo a procuradora do Trabalho Valdirene de Assis, representante nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT, no seminário será realizada palestra sobre o Projeto Nacional de Inclusão e Acessibilidade. O projeto prevê um levantamento nacional para identificar pessoas jurídicas privadas com maior potencial de contratação de pessoas com deficiência e reabilitados. “Esse projeto está em execução em todo o Brasil e tem por escopo fomentar a inclusão social de pessoas com deficiência e reabilitados da previdência social, bem como a superação de barreiras que limitem a participação de tais trabalhadores no mercado de trabalho, pela garantia da acessibilidade”, afirma a procuradora.

Entre os palestrantes do seminário estarão Marta Gil, do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisa, Eduardo Oliveira, coreógrafo, dançarino e professor e Marinalva da Silva Cruz, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. Também estarão presentes Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania e Membro da Câmara Paulista de Inclusão de Pessoas com Deficiência e José Carlos do Carmo, coordenador Projeto Inclusão da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo.

“O objetivo é sensibilizar a sociedade para a diversidade de pessoas que a integram, com diferentes características que as tornam únicas e potencializam habilidades próprias no trabalho, que devem ser valorizadas”, diz a procuradora do Trabalho Elisiane dos Santos. Ela menciona a Lei 8.213 como ação essencial de inclusão. “Quando falamos em pessoas com deficiência, devemos pensar que as pessoas não são iguais e as diferenças devem ser respeitadas. Por isso, é que a Lei 8.213 impõe como ação afirmativa a obrigação de contratação de trabalhadores com deficiência, historicamente discriminados na nossa sociedade”, diz a procuradora.

Inscrições: http://seminario.diversidade.sedpcd.sp.gov.br/paginasphp/inscricoes.php
Local: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 do Memorial da América Latina, ao lado do metrô Barra Funda, São Paulo – SP.
Horário: das 13h às 17h30

Programação:
13h - Credenciamento
13h30 - Abertura

14h - Painel 1 - Direito ao trabalho digno e igualdade de oportunidades
Valdirene Silva de Assis - Procuradoria do Trabalho e Coordenadora Nacional Coordigualdade/MPT
Thaís Durnet Faria - Coordenação Projeto Diversidade/OIT
José Carlos do Carmo - Auditor Fiscal do Trabalho - coordenador Projeto Inclusão SRTE-SP
Coordenação: Dra. Linamara Rizzo Battistella - Secretária Estadual da Pessoa com Deficiência (a confirmar)

15h - Painel 2 - Desafios na acessibilidade e políticas de inclusão no trabalho
Marta Gil - Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas
Marinalva da Silva Cruz - Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Carlos Aparício Clemente - Sindicato dos dos Metalúrgicos de Osasco, Coordenador do Espaço da Cidadania, Membro da Câmara Paulista de Inclusão de Pessoas com Deficiência
Coordenação: Sofia Vilela - Procuradora do Trabalho e Vice Coordenadora Nacional Coordigualdade/MPT

16h - Roda de conversa - Diversidade e inclusão no trabalho
Adriana Dias - Antropóloga (a confirmar)
Eduardo Oliveira - Coreógrafo, dançarino e professor
laila Sankari - Professora e consultora
João Maia - Fotógrafo
Representante de empresa (a confirmar)
Coordenação: Elisiane Santos - Procuradora do Trabalho - MPT

17h30 - Encerramento
Coffee break e apresentação cultural

 

 

Imprimir