MPT abre congresso sobre o trabalho portuário e aquaviário em Santos

Conclusões do Congresso serão utilizadas para aprimorar condições de trabalhadores do setor

24 de novembro de 2016 – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santos esteve na abertura no 4º Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, organizado pela Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho). O evento iniciou-se na segunda-feira (21) na Unisanta, em Santos, e terminou hoje (24).

A conferência inaugural do Congresso foi realizada pelo procurador do Trabalho Augusto Grieco Sant’anna Meirinho (MPT Santos), coordenador nacional da Conatpa (Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário) do MPT. Ele falou sobre as questões emergentes em saúde e segurança no trabalho nos setores portuário e aquaviário e os consequentes desafios.

O Congresso teve como objetivo promover debates e troca de informações técnicas e científicas sobre segurança e saúde. A ideia é utilizar as conclusões como base para aprimorar as condições de vida dos trabalhadores em portos, navios, hidrelétricas, na pesca, entre outros.

Um dos principais temas tratados são as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário - NR 29 e no Trabalho Aquaviário NR – 30. Também houve palestras sobre a poluição atmosférica da soja no Porto de Santos, além de automação portuária.

Entre os participantes havia trabalhadores, membros de comissões de prevenção de acidentes, empregadores e tomadores de serviços, profissionais de saúde e segurança no trabalho, professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais com interesse nos temas deste congresso.

Imprimir