Ministério Público do Trabalho inaugura novas instalações em Guarulhos

A nova sede do Ministério Público do Trabalho em Guarulhos foi inaugurada na manhã de quinta-feira, 24, com a presença de membros do MPT, servidores, autoridades e convidados, que prestigiaram o descerramento da placa inaugural no novo edifício, um prédio de três andares localizado na Rua Rafael Balzani, 161 – Vila Moreira. No local serão atendidos trabalhadores dos municípios de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e Arujá.

O MPT começou a funcionar em Guarulhos em maio de 2007 em um espaço cedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, onde permaneceu até o ano de 2009, quando a administração conseguiu adquirir imóvel próprio na rua Ibirapitanga. Ao longo dos anos a atuação do MPT cresceu, assim como aumentou número de atendimento, de servidores e procuradores. Há três anos, a então coordenadora do MPT em Guarulhos, Rosemary Fernandes Moreira, iniciou negociação junto à Procuradoria Geral do Trabalho para que as instalações se mudassem para um prédio maior e mais adequado às funções realizadas pelo MPT.

“Esse é um sonho coletivo que se torna realidade. Um grande ganho não somente para os trabalhadores do MPT, mas para todos os trabalhadores que nos procuram para que seus direitos sejam respeitados”, afirmou a atual coordenadora Tatiana Lima Campelo ao dar início à cerimônia de inauguração.

 

 

 

 

 

 

A procuradora-chefe do MPT em São Paulo, Claudia Lovato Franco, destacou a importância da mudança e o que ela significará para a população da região: “Chegamos à fase de engrandecimento institucional de nossa representação em Guarulhos. Neste local seguimos agora com nossos objetivos e compromissos renovados, com mais e melhores condições para garantir aos trabalhadores a concretização dos ideais da justiça social”, afirmou. Claudia também agradeceu o protagonismo do ex-procurador-geral do Trabalho, Luís Antonio Camargo de Melo, “pelo apoio e possibilidade de realização deste sonho e mais que isso, desta necessidade”, finalizou.

Presente na cerimônia e representando o procurador geral do Trabalho, o procurador Sebastião Vieira Caixeta ressaltou a importância de um meio ambiente de trabalho adequado e saudável para a execução das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores do MPT. “Uma instalação que atende pessoas deve ser preparada adequadamente, como está este prédio, para que possamos servir o cidadão de acordo com que nossa missão preconiza”.

 

 

 

 

 

 

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, lembrou que o MPT é um órgão que preza pela qualidade do meio ambiente de trabalho e para isso deve ser exemplo: “o MPT atua para garantir os direitos e dignidade dos trabalhadores. Este prédio que inauguramos hoje é exemplo de que tendo um local de trabalho digno, confortável e seguro faz com que todos desempenhem suas funções com mais estímulo. Em nome da ANPT parabenizo o MPT de Guarulhos e faço votos de continua ampliação da atuação para garantir os direitos trabalhistas, sociais e a dignidade de todos os trabalhadores dos municípios que se encontram no âmbito desta sede”.

Durante a solenidade, Claudia Lovato fez uma homenagem à servidora Silvia Marin pelos anos de serviço dedicados ao MPT, ressaltando a importância do trabalho de todos os servidores para que as ações do órgão tenham efeito.

Também prestigiaram o evento o procurador-chefe eleito do MPT em São Paulo, Erich Vinicius Schramm, que tomará posse no dia 1º de outubro; a procuradora-chefe substituta,Celia Regina Camachi Stander; o procurador-coordenador do Ministério Público Federal em Guarulhos, Isac Barcelos Pereira de Souza; a Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Guarulhos, Walquiria Cerqueira Costa Kasaz; o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Município de Guarulhos, Fabio de Souza Santos e a diretora regional do MPT em São Paulo, Lucimar de Britto. 

Imprimir